Voltar

Consultoria Gratuita

Em termos de capital de giro, em que o posicionamento da empresa poderá contribuir no relacionamento com os seus fornecedores?Obrigado aos colaboradores.
wilson jose bueno (Curiúva - PR) em 10/04/2006
1 resposta(s)
Resposta do consultor Carlos de Araujo Alves (Ceará) em 06/05/2006

Cumprimentos



Para sua apreciação:



CAPITAL DE GIRO: UM DESAFIO PERMANENTE





O capital de giro representa, em média, 30 a 40% do total dos ativos de uma empresa. O capital permanente tem um peso maior sobre o total dos ativos, atingindo entre 60 e 70%.



Apesar de sua menor participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço do administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.



O capital de giro precisa de acompanhamento permanente, pois está continuamente sofrendo o impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa. Já o capital fixo não exige atenção constante, uma vez que os fatos capazes de afetá-lo acontecem com uma freqüência bem menor.



Boa parte dos esforços do administrador financeiro típico é canalizada para resolução de problemas de capital de giro - formação e financiamento de estoques, gerenciamento do contas a receber e administração de déficits de caixa.



Nesta luta para sobreviver, a empresa acaba sendo arrastada pelos problemas de gestão do capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo. Os empresários conhecem bem este fenômeno. Boa parte de seu tempo é consumido "apagando incêndios", onde o foco mais perigoso reside no capital de giro.





MEDIDAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE CAPITAL DE GIRO



As dificuldades de capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:



- Redução de vendas



- Crescimento da inadimplência



- Aumento das despesas financeiras



- Aumento de custos



- Alguma combinação dos quatro fatores anteriores



Na situação mais frequente, os problemas de capital de giro surgem como conseqüência de uma redução de vendas. Neste caso, o administrador financeiro se defronta com as seguintes questões: como manter o capital de giro sob controle diante de um quadro de redução das vendas ? o que pode ser feito para evitar uma crise maior de capital de giro ?



atenciosamente

Carlos de Araujo Alves





Compartilhe:
Mais perguntas
• Acessar a versão clássica • Sobre • Sugestões